Pular para o conteúdo principal

Curiosidade nas normas regulamentadoras: Resposta

Recentemente escrevi sobre o DDS aqui, dizendo sobre a curiosidade do mesmo e onde o podemos encontrar algo que fale dele nas normas regulamentadoras e sem mais delongas aqui vai a resposta:

NR 34 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVAL
34. 2. 1 e) realizar, antes do início das atividades operacionais, Diálogo Diário de Segurança - DDS, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, consignando o tema tratado em um documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presença;

Sempre realizamos antes de nossa atividade o DDS, informando o trabalhador e o conscientizando dos riscos de sua atividade, apresentados documentos como no caso do PPRA e demais outras instruções ao trabalhadores. Veja que a NR- 34 bem la no final das normas regulamentadoras nos da o passo a passo do mesmo.



Atividade: Será por nós dito a atividade que será realizada, como por exemplo; Realização de furos com furadeira.

Processo de trabalho; O trabalhador irá subir na escada com auxilio de um ajudante para segurar a furadeira enquanto ele a sobe e posteriormente segura- rá a escada. Entregando ao oficial para realizar os furos para colocação que seja de um vergalhão ou suporte.

Riscos: Como esta em uma escada ele poderá se desequilibrar e cair da escada, ocasionando um acidente, algo que poderá ser evitado com atenção em sua atividade e uma verificação do espaço a ser trabalhado e da escada, pois, a mesma poderá estar com algum defeito.

Equipamento de Proteção Individual; Como será feitos furos no teto, é indispensável o uso de mascará para não absorver aquela poeira que será feita pela ruptura do concreto com a broca. Óculos de proteção individual, para não cair nenhuma poeira nos olhos do oficial e luvas para não ter nenhum corte nas mãos e proteger da agressão da poeira em contato com as mãos.

Medidas de proteção; É preciso apoiar bem a escada antes de iniciar suas atividades, verificar se a mesma se encontra em boas condições. Quando possível usar a escada plataforma, pois, a mesma possui maior proteção e apoio para a realização de suas atividades.

Por fim é necessário que nós tenhamos um modo de pegar as assinaturas dos trabalhadores e portanto sugiro que quando o trabalhador venha pegar um novo EPI para seu uso, questione se o mesmo já assinou a lista de presença no DDS, caso não tenha assinado faça nesta hora, pois assim não haverá desculpa para a não assinatura, como por exemplo, eu me esqueci.

Obrigado e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como dimensionar o SESMT

Dimensionamento do SESMT           Para dimensionarmos  Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT,    regulamentado pela norma regulamentadora  04 , precisaremos de algumas informação muito importantes e que deixará nosso trabalho muito fácil, a conhecer: ·          CNPJ ·          Número de trabalhadores           Mais adiante deixarei uma forma de como descobrirmos a atividade da sua empresa, mas desta vez será uma forma mais rápida, pois precisamos economizar tempo e sermos mais eficientes. Uma vez que tenhamos o CNPJ da empresa com a qual estaremos trabalhando entraremos no site da “receita.fazenda.gov”, com os quatorze (14) números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica- CNPJ e pesquisaremos o CNPJ onde obteremos as seguintes informações: ·          Data de abertura ·          Nome empresarial ·          Código e Descrição da Atividade Econômica Nacional “Guarde este nome pois o usaremos mais adiante” Ex: 00. 00- 1.

28 de Abril de 1969, em memória a vitimas de acidentes do trabalho

28 de Abril Dia mundial em memória as vitimas de acidente do trabalho Surgindo no Canadá por movimentos sindicais e logo se espalhando por outros países e no Brasil, instituída por lei nº 11. 121,  o dia 28 de abril é em memória mundial a vitimas de acidentes de trabalho. Em 1969, no estado da Virgínia nos Estados Unidos, um acidente horrível aconteceu com 78  Trabalhadores, onde morreram em uma mina. Um dado muito importante foi publicado pela Previdência Social no dia 16/12/2015. O chamado  AEPS  -  Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015. Mostrou informações sobre acidente do trabalho muito importantes, mas que não devem nos deixar tão despreocupados. São Paulo vem diminuído os acidentes de trabalho, onde podemos perceber que em 2013 foram totalizados 13. 402, 2014 foram 12. 628 e 2015 houve uma queda de 3. 275, de 9. 353 acidentes. O dia 28 de abril vem nos mostrar que ainda temos trabalho a fazer, pois estes números são apenas do estad

Andaimes na Construção Civil

Prevencionista, como vai? Quero comentar com você o seguinte tema, andaime. Os andaimes são muitos usados na construção civil para alcançar maiores níveis de altura. Por que falar sobre andaimes, no dia 14 de Fevereiro de 2018, um home de 46 anos morreu enquanto trabalhava sobre um. Muitas empresas não se preocupam com a segurança do trabalho de um funcionário, mas trabalho em uma que para os seus funcionários a segurança é fundamental, até mesmo por que o profissional de segurança deve ter sempre em mente que aprender para ensinar é a melhor aliada. Vamos estudar um pouco sobre como devemos montar um andaime? Primeiro devemos monta- lo sobre o solo plano, para não correr risco de queda devido ao desnível. Coloque as Sapatas ou Rodapé em seguida os painéis laterais, inserindo logo em seguida a diagonal. Perceba que neste momento você já esta com um grupo do andaime montado, agora não esqueça de trava- los. Em seguida coloque os painéis superiores, inserindo em se