Pular para o conteúdo principal

Plataforma de Trabalho Aéreo- PTA

Plataforma de Trabalho Aéreo- PTA, muito utilizada na indústria da construção civil, ela permite que o trabalhador acesse locais altos e com segurança. Um item muito importante para realizar trabalhos altos, acessando lugares que por escadas não se podia chegar, com a grande utilização deste equipamento foi visto que seria importante falar sobre os métodos de segurança ao utiliza- la.



Acidentes típicos

  • Esmagamento: Onde o controle da PTA fica em baixo, ou seja, com um operador e este não se atenta ao colega que se encontra no cesto e o arremessa contra a parede.


  • Arremesso de trabalhador: Onde por falta de ancoragem do cinto de segurança ou melhor dizendo o não ancoramento dos mosquetões encontrados no talabarte, o trabalhador pode ser arremessado a uma distancia ocasionando grave ferimento.


  • Atropelamentos: Por distração de outros trabalhadores, falta de isolamento adequado no local onde a atividade será realizada.


Os improvisos na PTA são atitudes que devem ser evitadas, pois a mesma foi criada para acessar locais altos e utilizar escada para chegar mais alto não é algo que recomenda- se. Caso a PTA ande o operador poderá se acidentar por meio de queda. Ancorar o talabarte no guarda corpo da PTA também deve ser evitado, pois, ele não foi criado para isso, apenas pera o apoio do trabalhador e não para uma possível queda.

Cuidados que o operador precisa tomar

  • Aferir a pressão arterial antes de iniciar suas atividades é primordial, para caso sua pressão esteja alta você não venha a passar mal e cair da PTA.


  • Permissão de Trabalho- PT, retirar sua PT, com a equipe de segurança do trabalho afirma que o operador esta ciente dos riscos,  dando também ciência a equipe de segurança que ficará ciente que alguém esta realizando uma atividade e que poderá precisar do auxilio do técnico. Esta ciente do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual- EPI, e esta seguro na execução de sua atividade, além do conhecimento dos riscos no local de trabalho.


É importante que você Técnico em Segurança do Trabalho- TST acompanhe o trabalhador e o informe que existem riscos em sua atividade, assim estará garantindo que ele estará mais que ciente dos riscos além de mostrar que você realizou um ótimo trabalho, não apenas lhe fornecendo um papel e o deixando fazer sua atividade.

Inspeção da PTA

Ao realizar suas atividades é importante preencher o check- list da sua PTA, assim você estará verificando pontos importantes ao iniciar seu trabalho, além de algumas construtoras exigirem o documento garantindo a segurança do trabalhador, devemos optar por realizar esta operação, assim o trabalhador que estará realizando o preenchimento sempre que for subir na PTA detectará alguma deficiência antes de que ela venha a se tornar algo que arrisque a vida do trabalhador.


Vemos-nos já!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como dimensionar o SESMT

Dimensionamento do SESMT           Para dimensionarmos  Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT,    regulamentado pela norma regulamentadora  04 , precisaremos de algumas informação muito importantes e que deixará nosso trabalho muito fácil, a conhecer: ·          CNPJ ·          Número de trabalhadores           Mais adiante deixarei uma forma de como descobrirmos a atividade da sua empresa, mas desta vez será uma forma mais rápida, pois precisamos economizar tempo e sermos mais eficientes. Uma vez que tenhamos o CNPJ da empresa com a qual estaremos trabalhando entraremos no site da “receita.fazenda.gov”, com os quatorze (14) números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica- CNPJ e pesquisaremos o CNPJ onde obteremos as seguintes informações: ·          Data de abertura ·          Nome empresarial ·          Código e Descrição da Atividade Econômica Nacional “Guarde este nome pois o usaremos mais adiante” Ex: 00. 00- 1.

28 de Abril de 1969, em memória a vitimas de acidentes do trabalho

28 de Abril Dia mundial em memória as vitimas de acidente do trabalho Surgindo no Canadá por movimentos sindicais e logo se espalhando por outros países e no Brasil, instituída por lei nº 11. 121,  o dia 28 de abril é em memória mundial a vitimas de acidentes de trabalho. Em 1969, no estado da Virgínia nos Estados Unidos, um acidente horrível aconteceu com 78  Trabalhadores, onde morreram em uma mina. Um dado muito importante foi publicado pela Previdência Social no dia 16/12/2015. O chamado  AEPS  -  Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015. Mostrou informações sobre acidente do trabalho muito importantes, mas que não devem nos deixar tão despreocupados. São Paulo vem diminuído os acidentes de trabalho, onde podemos perceber que em 2013 foram totalizados 13. 402, 2014 foram 12. 628 e 2015 houve uma queda de 3. 275, de 9. 353 acidentes. O dia 28 de abril vem nos mostrar que ainda temos trabalho a fazer, pois estes números são apenas do estad

Andaimes na Construção Civil

Prevencionista, como vai? Quero comentar com você o seguinte tema, andaime. Os andaimes são muitos usados na construção civil para alcançar maiores níveis de altura. Por que falar sobre andaimes, no dia 14 de Fevereiro de 2018, um home de 46 anos morreu enquanto trabalhava sobre um. Muitas empresas não se preocupam com a segurança do trabalho de um funcionário, mas trabalho em uma que para os seus funcionários a segurança é fundamental, até mesmo por que o profissional de segurança deve ter sempre em mente que aprender para ensinar é a melhor aliada. Vamos estudar um pouco sobre como devemos montar um andaime? Primeiro devemos monta- lo sobre o solo plano, para não correr risco de queda devido ao desnível. Coloque as Sapatas ou Rodapé em seguida os painéis laterais, inserindo logo em seguida a diagonal. Perceba que neste momento você já esta com um grupo do andaime montado, agora não esqueça de trava- los. Em seguida coloque os painéis superiores, inserindo em se